Detalhes periféricos

João Lucas profissionalizou-se em 1982, tendo colaborado como músico, produtor e director musical em numerosas gravações e espectáculos ao vivo.
/
Fez parte dos grupos de acompanhamento dos cantores populares Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, Júlio Pereira, João Afonso e Luís Pastor.
/
Participou nos arranjos musicais dos discos “PARA LÁ DAS CORDILHEIRAS”, de Fausto, “FLOR DE LA MAR”, “LEITARIA GARRETT” e “NEGRO FADO”, de Vitorino, “OLHO DE FOGO”, de Janita Salomé, entre outros.
/
Da sua actividade como produtor destaca a produção do disco "SUL" de Vitorino (em parceria com o próprio), do disco “AOS AMORES” da autoria de Sérgio Godinho (e que inclui uma parceria com Milton Nascimento), da música oficial da “EXPO 98”, da autoria de Nuno Rebelo (com o qual dividiria a composição da banda sonora do filme “O Homem do Comboio”, realizado por Elsa Bruxelas). do disco “DAN DAU” um projecto da Companhia Clara Andermatt com a colaboração de músicos e performers africanos, dos quais se destaca Orlando Pantera, “OUTRA VIDA”, da autoria de João Afonso e do disco “NESTA ESQUINA DO TEMPO”, da autoria de Luís Pastor e José Saramago. Dirigiu e produziu o CD “LA VIDA ES UN BOLERO”, de João Vieira.
Mais informação em http://avozdooutro.blogspot.com.br/
/
Como músico convidado, participou em todos os discos do grupo Ena Pá 2000.
/
Como orquestrador, escreveu para a Orquestra Sinfónica da Extremadura e para a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
/
Editou em nome próprio o disco “ABSTRACT MECHANICS”, considerado pela revista Jazz,pt como um dos melhores discos nacionais editados em 2009.
/
Trabalha regularmente como pianista e director musical em espectáculos ao vivo de João Afonso, com quem concebe e produz o recital “ERA UM REDONDO VOCÁBULO”, com textos e canções de José Afonso, figura tutelar da música popular portuguesa. Dessa experiência resultou um CD com o mesmo nome, editado em 2009.
/
A partir de 1989 dedica-se intensamente à composição de música de cena para teatro e dança.
Neste âmbito, colaborou com os encenadores Lúcia Sigalho, Marco Martins, Fernanda Lapa, Mário Trigo, Isabel Medina, António Feio, Pedro Carmo, Cristina Carvalhal, Lígia Soares, Andresa Soares, Diogo Dória, João Garcia Miguel, Michael Margotta, Robert Castle, e com os coreógrafos Clara Andermatt, João Fiadeiro, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça, Amélia Bentes, Marta Lapa, Aldara Bizarro e Olga Mesa, entre outros, tendo assinado a composição de música para mais de cinquenta peças, várias delas premiadas nacional e internacionalmente..
/
A sua produção estende-se da composição estritamente acústica à utilização exclusiva de electrónica, passando pelas mais variadas combinações idiomáticas.
/
Dirigiu durante 15 anos um estúdio de gravação (Estúdios Luminária-música) em que produziu inúmeros trabalhos audio-visuais, incluindo cinema, documentários e publicidade.
/
Dedica-se ainda à actividade docente tendo ministrado vários workshops e Master classes relacionadas com a composição musical para artes performativas. Foi formador na ETIC, Escola de Comunicação e Imagem, Lisboa, e na RESTART, escola de criatividade e novas tecnologias. Neste âmbito desenvolveu um programa de ensino de composição numa perspectiva de colaboração e diálogo com outras expressões de carácter performático e com outros universos criativos.
/
Apresenta-se regularmente como pianista em concertos de música improvisada, tendo actuado ao lado de nomes como Carlos Zingaro, Rodrigo Amado, Paulo Curado, Miguel Mira, Victor Rua, Nobuyasu Furuya e Nuno Rebelo entre outros. Integrou, neste âmbito o grupo Xis, dirigido por José Peixoto, o trio Belajam, com Carlos Zíngaro e José Condeixa, o colectivo “Rive Gauche” (que integra alguns dos mais importantes músicos portugueses desta área) e ainda o dueto com Miguel MiraThe Dudes” com quem gravou o CD “The Dude’s Sessions”.
/






/
Dedica-se também à ilustração, sendo publicado em revistas, capas de livros e discos e outros suportes. Neste âmbito toca a Vida Tranquila