O grito do peixe


O projecto surgiu através de um convite que a Faro Capital Nacional da Cultura 2005 dirigiu à coreógrafa Clara Andermatt para que criasse um espectáculo original, envolvendo nele jovens estudantes da cidade de Olhão.

O processo de criação decorreu em Olhão, entre Outubro e Dezembro de 2005, junto da comunidade que serviu como referência e inspiração à criação deste espectáculo. Conhecer as singularidades das pessoas e costumes desta cidade foi um dos pontos de partida deste trabalho.

É um espectáculo que se traduz em movimento, música e teatro, com uma banda formada por 2 baterias, 2 guitarras eléctricas e 1 baixo, que nos permite viajar pelas sonoridades do rock, e derivar pelas suas periferias.

Nesta formação saliente-se que um dos bateristas, Beto Garcia, é provávelmente o melhor baterista do rock em portugal, sendo o outro baterista, Marco Santos, licenciado em percussão pela Escola Superior de Música de Lisboa e Mestre em Jazz pela Universidade de Haia. Nas guitarras encontramos igualmente um contraste entre o idioma virtuosístico de Rock e Jazz de Anthony Wheeldon com o lado mais experimental de Eduardo Raon, que também assegura a Harpa, durante a canção Janine em olhão.

"O Grito do Peixe" juntou no palco 5 bailarinos, 5 músicos e 10 estudantes da escola EB 2,3 João da Rosa, de Olhão.





Coreografia e Direcção do Projecto: Clara Andermatt
Composição Musical: João Lucas
Espaço Cénico / Desenho de Luz: Rui Horta
Figurinos: Aleksandar Protisch

Bailarinos: Joana Bergano, Pedro Ramos, Romeu Runa, Samuel Louwyck, Victor Hugo Pontes
Assistente de Ensaios: Vera SantosAlunos da Escola EB 2,3 João da Rosa, de Olhão: Ana Filipa Meyners, André Tomás, Dora Sousa, Iúri Feliciano, Janina Santos, Joana Belmiro, João Efigénia, Miguel Pereira, Oleksandra Balytska, Pedro Correia

Músicos: Anthony Wheeldon (Guitarra), Beto Garcia (Bateria), Eduardo Raon (Guitarra e Harpa), João Pestana (Baixo), Marco Santos (Bateria)